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Colégio Estadual Marechal Souza Dantas. Disciplina: Ciências - Profº: Carlúcio Bicudo
Colégio Estadual Marechal Souza Dantas. Disciplina: Ciências - Profº: Carlúcio Bicudo
Nome:
__________________________________turmas: 901,902 e 903
Atividades de Fixação
Observação: As respostas estão no final do exercício.
Observação: As respostas estão no final do exercício.
01) De acordo com a organização
das partículas nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), assinale a
alternativa correta:
a) No estado sólido as partículas se encontram mais próximas, provocando uma maior movimentação das mesmas.
b) No estado líquido as partículas podem moldar a substância de acordo com o recipiente que a contém, ou seja, possui forma variável.
c) No estado gasoso as partículas se encontram mais próximas, tendo assim uma menor energia cinética das partículas.
d) No estado sólido as partículas se encontram mais afastadas do que qualquer outro estado físico.
e) No estado gasoso as partículas se movimentam menos do que as mesmas partículas quando se encontram no estado líquido.
02) Evaporação, calefação e ebulição são exemplos de:
a) passagem do estado líquido para o de vapor.
b) passagem do estado sólido para o de vapor.
c) transformações que não dependem da substância e da temperatura.
d) obtenção de substâncias puras.
e) passagem do estado sólido para o vapor, diretamente, sem passar pelo estado líquido.
03) No gráfico ao lado, de mudanças de fase de agregação de uma substância, provocada pelo aumento da temperatura, o nome correto das transformações ocorridas nos intervalos S e L são respectivamente:
a) solidificação e condensação
b) fusão e ebulição
c) liquefação e vaporização
d) sublimação e sublimação
e) fusão e liquefação
04) Leia o trecho da canção Planeta Água, de Guilherme Arantes, de 1980, a seguir:
Água que o Sol evapora,
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão.
Gotas de água da chuva,
Quem mata a sede
Da população
O trecho é uma versão poética;
a) da poluição da água por aumento da temperatura
b) da demanda bioquímica do oxigênio, que é maior que na água.
c) do ciclo hidrológico da água
d) das etapas do tratamento da água
e) da importância de se ter chuva cada vez mais ácida
05) As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30° C são , respectivamente:
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d)gasoso, líquido, gasoso e sólido
e)sólido, gasoso, líquido e gasoso
06) Considere quantidades iguais nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, relacionados no esquema abaixo:
IV: Fusão
II: Solidificação
V: Vaporização
III: Liquefação
I: Sublimação
a) No estado sólido as partículas se encontram mais próximas, provocando uma maior movimentação das mesmas.
b) No estado líquido as partículas podem moldar a substância de acordo com o recipiente que a contém, ou seja, possui forma variável.
c) No estado gasoso as partículas se encontram mais próximas, tendo assim uma menor energia cinética das partículas.
d) No estado sólido as partículas se encontram mais afastadas do que qualquer outro estado físico.
e) No estado gasoso as partículas se movimentam menos do que as mesmas partículas quando se encontram no estado líquido.
02) Evaporação, calefação e ebulição são exemplos de:
a) passagem do estado líquido para o de vapor.
b) passagem do estado sólido para o de vapor.
c) transformações que não dependem da substância e da temperatura.
d) obtenção de substâncias puras.
e) passagem do estado sólido para o vapor, diretamente, sem passar pelo estado líquido.
03) No gráfico ao lado, de mudanças de fase de agregação de uma substância, provocada pelo aumento da temperatura, o nome correto das transformações ocorridas nos intervalos S e L são respectivamente:
a) solidificação e condensação
b) fusão e ebulição
c) liquefação e vaporização
d) sublimação e sublimação
e) fusão e liquefação
04) Leia o trecho da canção Planeta Água, de Guilherme Arantes, de 1980, a seguir:
Água que o Sol evapora,
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão.
Gotas de água da chuva,
Quem mata a sede
Da população
O trecho é uma versão poética;
a) da poluição da água por aumento da temperatura
b) da demanda bioquímica do oxigênio, que é maior que na água.
c) do ciclo hidrológico da água
d) das etapas do tratamento da água
e) da importância de se ter chuva cada vez mais ácida
05) As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30° C são , respectivamente:
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d)gasoso, líquido, gasoso e sólido
e)sólido, gasoso, líquido e gasoso
06) Considere quantidades iguais nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, relacionados no esquema abaixo:
IV: Fusão
II: Solidificação
V: Vaporização
III: Liquefação
I: Sublimação
Assinale a alternativa verdadeira.
|
a) O
processo número IV chamado pode ser chamado de condensação
b) Na passagem da água líquida para água na forma de vapor, há uma diminuição de temperatura.
c) O processo número I é denominado fusão.
d) Evaporação, ebulição ou calefação podem ser usados para designar o processo número V.
e) No processo II há um aumento de temperatura.
07) Todos os fenômenos físicos, EXCETO:
a) Formação do gelo
b) Ferver água na chaleira
c) Secagem da roupa no varal
d) Combustão de gás de cozinha
e) Filtração da água
08) Observe os seguintes fatos:
I) Gelo seco no palco de um teatro transforma-se e m gás
II) A formação da neve
III) A secagem da roupa no varal
IV) O derretimento do ferro-gusa para a fabricação de aço.
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos, respectivamente:
a) sublimação, solidificação, evaporação e fusão.
b)sublimação, solidificação, fusão e evaporação
c) fusão, sublimação, evaporação e solidificação.
d)evaporação, solidificação, fusão e sublimação
e)evaporação, sublimação, fusão e solidificação
09) Analise o esquema a seguir:
( I ) água---corrente elétrica--------> gás carbônico e gás oxigênio
( II ) gelo ----calor--> água
(III) água oxigenada----luz---> água e gás oxigênio
Representam, respectivamente, fenômeno;
a) físico, físico e químico.
b) químico, químico e químico.
c) físico, físico e físico
d) químico, físico e químico.
e) químico, químico e físico.
10) Como e chama a mudança do estado líquido para o sólido?
a) solidificação
b) transformação
c) vaporização
d) sublimação
e) passagem
b) Na passagem da água líquida para água na forma de vapor, há uma diminuição de temperatura.
c) O processo número I é denominado fusão.
d) Evaporação, ebulição ou calefação podem ser usados para designar o processo número V.
e) No processo II há um aumento de temperatura.
07) Todos os fenômenos físicos, EXCETO:
a) Formação do gelo
b) Ferver água na chaleira
c) Secagem da roupa no varal
d) Combustão de gás de cozinha
e) Filtração da água
08) Observe os seguintes fatos:
I) Gelo seco no palco de um teatro transforma-se e m gás
II) A formação da neve
III) A secagem da roupa no varal
IV) O derretimento do ferro-gusa para a fabricação de aço.
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos, respectivamente:
a) sublimação, solidificação, evaporação e fusão.
b)sublimação, solidificação, fusão e evaporação
c) fusão, sublimação, evaporação e solidificação.
d)evaporação, solidificação, fusão e sublimação
e)evaporação, sublimação, fusão e solidificação
09) Analise o esquema a seguir:
( I ) água---corrente elétrica--------> gás carbônico e gás oxigênio
( II ) gelo ----calor--> água
(III) água oxigenada----luz---> água e gás oxigênio
Representam, respectivamente, fenômeno;
a) físico, físico e químico.
b) químico, químico e químico.
c) físico, físico e físico
d) químico, físico e químico.
e) químico, químico e físico.
10) Como e chama a mudança do estado líquido para o sólido?
a) solidificação
b) transformação
c) vaporização
d) sublimação
e) passagem
11) Estou com uma lista em que matérias, corpos e objetos estão misturados. Preciso que você faça
a separação. Para isso, adote o seguinte critério:
* não sendo corpo
nem objeto, marque matéria;
* sendo matéria, mas
não objeto, marque corpo.
Matéria
|
Corpo
|
Objeto
|
|
cinzeiro
|
|||
ouro
|
|||
copo
|
|||
caco de vidro
|
|||
Pedra
|
|||
areia
|
|||
água
|
|||
mesa
|
|||
panela
|
11) Na frase “ Se
alguma coisa existe, não pode ter surgido do nada, e se a coisa desaparece, não
pode resultar em nada”, que propriedade da matéria está sendo ressaltada?
R:
12) As
propriedades específicas podem ser: ______________, ________________e __________________________.
13) Um
fragmento de gelo de 250 g tem volume correspondente a 500 cm3 . Qual
é a sua densidade?
14) A densidade do selênio é 4,79 g/cm³. Qual a massa, em kg, de 6,5 cm³ de selênio?
Observação: Estou surpreso com a quantidade de professores que
não conseguiram resolver exercícios tão simples. Em poucos dias, recebi uma
grande quantidade de e-mails de professores, pedindo as respostas. Será que
estes professores, não sabem responder estas perguntas?
Respostas dos exercícios:
1) b
6) d 11) A propriedade da Indestrutibilidade.
2) a 7) d 12) Físicas, Químicas e
Organolépticas.
3) b 8) a 13) d = m/V R: 0,5 g/cm3
4) c
9) d 14) m= d. V R: 0,031 Kg
5) c 10) a
oi por favor me diga as respostas desses exercicios
ResponderExcluirSandra, enviei as respostas para o seu e-mail.
ExcluirCerto, professor, gostei muito dos exercícios. Notei que o nobre colega deu a resposta do item 14 sem converter para a unidade que pede no problema (Kg). Então seria 14) m= d. V R: 0.031 Kg. No mais, parabéns pelo trabalho!
Excluirme envie as resposta pelo email hurgente: lg027lg@gmail.com esse
Excluirpfv me passa as respostas tambem !! preciso !!
ResponderExcluirNanicozinho, mande o seu e-mail para oliveirabicudo@bol.com.br pedindo as respostas dos exercícios.
Excluirpfv me passa as respostas tambem !! preciso !!
ResponderExcluirme passa as resposta por favoor
ResponderExcluirpor favor me passe as respostas dessa atividade... emal: professormarciobarbosa@gmail.com
ResponderExcluirpor favor me passe as respostas dessa atividade.estou tendo dificuldade nesta matéria. tamiresflorencio@hotmail.com
ResponderExcluirPor favor mim manda as respostas
ResponderExcluirjamerson13@hotmail.com
me envie as respostas por favor xandinha121080@hotmail.com
ResponderExcluirpreciso de provas de ciencias 9º ano para o simave... me manda se der.
Muito bom esse exercício me ajudou muito,tenho13 anos,faço o 9°ano,acertei 12 das 14 questões,me ajudou muito.
ResponderExcluirobrigado mesmo!!
Respostas dos exercícios:
1) b 6) d 11) A propriedade da Indestrutibilidade.
2) a 7) d 12) Físicas, Químicas e Organolépticas.
3) b 8) a 13) d = m/V R: 0,5 g/cm3
4) c 9) d 14) m= d. V R: 0,031 Kg
5) c 10) a
mande as respostas pra mim por e-mail por favor preciso urgenteee!!!!!!!!!!!! email: klemerson2010@hotmail.com
ResponderExcluirpor favor me mande as respostas desta atividade meu email é
ResponderExcluirmarco_faria17@hotmail.com
Verificando o nível das questões a serem respondidas e comparando o nível dos nomes relacionados à forma como digitam os pedidos de envio de resposta concluímos que: ou são estudantes que ainda estão com dúvida, ou são pseudoprofessores desesperados por encontrar um "desafio" na hora de responder.Talvez a resposta para a educação estar indo ladeira abaixo nem seja só pelos políticos que colocamos no poder,mas pessoas sem instrução.Fica a dica.
ResponderExcluirCaro Samir,
ResponderExcluirTodas as respostas, estão no final dos exercícios. Mesmo assim, as pessoas insistem em pedir que envie as respostas diretamente para o e-mail deles.
Aos meus alunos, faço a correção dentro de sala de aula.
gostaria de saber as repostas desses exercicios se puder me mandar por email agradeço dayannamelolima@gmil.com
ResponderExcluirgostaria de saber as repostas desses exercicios se puder me mandar por email agradeço dayannamelolima@gmil.com
ResponderExcluirÓtimo,que coisa maravilhosa.Parabéns
ResponderExcluirAdorei queria que me enviasse gabarito das avaliações
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirEu gostaria de ter a explicação da Ultima questão, por favor !???
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirADOREI AS ATIVIDADES!
ResponderExcluirADOREI AS ATIVIDADES!
ResponderExcluirprof a resposta da 7 nao seria e
ResponderExcluirmuito bom !
ResponderExcluirUsei esses exercícios com minham sobrinha, e ainda serviu de base pra eu fazer mais alguns exercícios pra ela treinar. Mas professores não saberem coisas tão básicas como estás é extremamente preocupante !
ResponderExcluirBom!
ResponderExcluirtoma no cu
ResponderExcluirMuito bom. Amei
ExcluirBoa tarde. Excelentes atividades e de fácil resolução. sou docente atuante com Ciências Biologia. Poderia ter opção para abri-las no word. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirCorreção depois de fazer o comentários nas atividades a opção word foi liberada. Obrigado.
ExcluirExcelentes. Me ajudou bem.
ResponderExcluirBoa noite!!!Me manda essa atividade no meu email,elizangelateacher@yahoo.com.br
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirEnvie as respostas para meu email por favor.
kellyfernandamatos5@gmail.com
atividade excelente.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirOtimo!
ResponderExcluirExcelente material professor!Obrigado por nos oportunizar uma boa aprendizagem.E que Deus te abençoe!
ResponderExcluirOtimo
ResponderExcluir