Comente.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Atividades sobre Ligações Iônicas - Turmas do 9º e 1ºs anos.



                                                         Atividades de fixação.
  • Questão 1(U.F. Uberlândia) Na reação de um metal A com um elemento B, obteve-se uma substância de fórmula A2B. O elemento B provavelmente é um:
a) Halogênio
b) Metal de transição
c) Metal Nobre
d) Gás raro
e) Calcogênios

  • Questão 2 Os compostos iônicos são resultantes da combinação entre cátions e ânions, formando substâncias em que a carga total é igual a zero. De acordo com as fórmulas, dê o nome dos compostos iônicos abaixo:
a) NaCl
b) KI
c) MgSO4
d) MgCl 
e) Na2SO4

  • Questão 3(FEI – SP) Um elemento X, pertencente à família (2A) da tabela periódica, forma ligação química com outro elemento Y da família (7A). Sabendo-se que X não é o Berílio, qual a fórmula do composto formado e o tipo de ligação entre X e Y?

  • Questão 4(UCMG) Um elemento químico A de número atômico 16, combina-se com um elemento B, de número atômico 17. A fórmula molecular do composto e o tipo da ligação são:
a) AB2 - covalente
b) A2B - molecular
c) AB2 – eletrovalente ou iônica
d) AB – eletrovalente ou iônica
e) A2B – eletrovalente ou iônica
 

  • Questão 5(UNESP) Um elemento químico A, de número atômico 11, um elemento químico B, de número atômico 8, e um elemento químico C, de número atômico 1, combinam-se formando o composto ABC. As ligações entre A e B e entre B e C, no composto, são respectivamente:
a) covalente, covalente;
b) iônica, iônica;
c) iônica, covalente;
d) covalente, dativa;
e) metálica, iônica.
 
  • Resposta Questão 1
Os metais nobres Alcalino-terrosos, família da qual o elemento B pertence, podem compartilhar dois elétrons em suas ligações.
  • Resposta Questão 2
a) NaCl - Cloreto de sódio
b) KI - Iodeto de potássio
c) MgSO4 - Sulfato de magnésio
d) MgCl - Cloreto de magnésio
e) Na2SO4 - Sulfato de sódio
  • Resposta Questão 3
Resposta Questão 3
O elemento X é Magnésio e o Y é Cloro. O composto formado pela ligação entre um metal com um ametal é iônico, portanto a ligação entre X e Y deve ser iônica. A fórmula para o composto é Mg+Cl2- e a nomenclatura: Cloreto de magnésio.
  • Resposta Questão 4
Alternativa C .
O elemento químico A corresponde ao Enxofre (S) e o elemento B, ao Cloro (Cl). O Enxofre, sendo membro da família VI A, precisa compartilhar 2 elétrons; e o Cloro, (família VII A) apenas 1, sendo por isso necessária a presença de dois átomos Cl para formar a ligação eletrovalente ou iônica SCl2.


  • Resposta Questão 5
Alternativa C.
O composto em questão é o hidróxido de sódio formado pelos elementos Na, O, H.
A forma iônica do composto, Na+OH-, nos permite verificar que o mesmo é formado pela ligação iônica de A e B (Na + O -) e ligação covalente entre B e C (O-H).

Nenhum comentário:

Postar um comentário