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domingo, 10 de março de 2013

Aula: Monoibridismo


                                                O monoibridismo
           O MONOIBRIDISMO compreende todos os casos de cruzamentos entre indivíduos que diferem um do outro apenas por um caráter ou, ainda que se diferenciem por mais de um caráter, neles só cogitamos estritamente de um. Quando cruzamos ervilhas amarelas com ervilhas verdes, estamos cogitando tão-somente de um caráter: a cor das ervilhas. Então, estamos realizando um problema de monoibridismo. O mesmo fazemos quando cruzamos cobaia de pelo liso com cobaia de pelo crespo, quando cruzamos urtigas de folhas denteadas com urtigas de folhas lisas, e por aí adiante.
Já vimos anteriormente que num par de alelos pode ocorrer que um dos genes revele dominância absoluta sobre o outro. Nesse caso, um gene será dominante e o outro será recessivo. Quando isso se verifica, os indivíduos heterozigóticos revelam o mesmo fenótipo dos homozigóticos dominantes, isto é, os portadores de genótipo Aa terão a mesma expressão fenotípica dos indivíduos AA. O gene dominante demonstra expressividade máxima em ambos os casos.

O gene recessivo só se manifesta fenotipicamente quando em homozigoze.
Lembremos, agora, que existem casos de CODOMINÂNCIA, também chamada semidominância, dominância intermediária ou ausência de dominância. Na codominância, os dois alelos diferentes de um par têm potencialidades semelhantes e, em consequência, os heterozigóticos revelam um fenótipo intermediário ou, então, bastante diferente daqueles apresentados pelos homozigóticos. Entre boninas, planta conhecida como maravilha-da-noite (Mirabilis jalapa), os indivíduos puros ou homozigóticos costumam apresentar flores vermelhas ou brancas. Mas os heterozigóticos possuem sempre flores róseas. Já entre cavalos, o cruzamento de animal branco com animal alazão (castanho alourado) dá heterozigóticos ruãos, que o povo chama de cavalos-pampa (malhados de marrom e branco), tão comuns nos filmes de índios americanos.
Tanto no monoibridismo com dominância completa quanto no monoibridismo com codominância, a maneira de procedermos na resolução dos problemas é a mesma. A interpretação percentual dos descendentes quanto aos fenótipos é que é diferente. Vejamos:
MONOIBRIDISMO COM DOMINÂNCIA ABSOLUTA
Cruzamentos entre camundongos pretos e camundongos cinzentos. A pelagem preta é determinada por gene dominante. Assim, distinguimos camundongos pretos homozigóticos e camundongos pretos heterozigóticos. Os camundongos cinzentos, obviamente, são todos homozigóticos.



                                                      


                                                                                           
Fig. 1.5. Herança mendeliana (monoibridismo com dominância completa) mostrando as proporções genotípica (1:2:1) e fenotípica (3:1) na geração F2.

MONOIBRIDISMO COM DOMINÂNCIA INTERMEDIÁRIA (CODOMINANCIA)

Em galinhas da raça minorca, o genótipo GBGB determina a plumagem branca, Em contrapartida, o homozigótico GPGP possui plumagem preta. Do cruzamento entre esses dois tipos, resultam heterozigóticos GBGP, cuja plumagem exibe um tom azul acinzentado, salpicado de branco e preto. Esse tipo carijó é conhecido como "andaluzo".
 
 
Fig. 1.6.  Na codominância, há 3 genótipos e 3 f, i os na geração F2, que resulta a proporção genotípica de 1: 2: 1 e uma proporção fenotípica também de 1 : 2 . 1 entre os descendentes.
Nota - O conhecimento da codominância foi uma aquisição muito posterior a Mendel. 

RESUMO DIDÁTICO
1, O monoibridismo
a) Conceito - Todo caso de cruzamento em que se cogita apenas de um caráter nos cruzantes.
b) Modalidades:
·    Monoibridismo com dominância absoluta, Neste caso, podemos observar em F2 3 genótipos diferentes e 2 fenótipos diversos, do que resultam uma proporção genotípica de 1 : 2: 1 e uma proporção fenotípica de 3: 1.
·    Monoibridismo com codominância. Neste caso, encontramos em F2 3 genótipos, diferentes e 3 fenótipos também diversos. Disso decorre que tanto genotípica quanto fenotipicamente a proporção é a mesma de 1:2: 1.
                                   
                     Atividades de fixação
1) (UFMT – mod.) Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.
I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.
II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.
III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.
Das afirmações acima está (estão) correta (s):
a)      I, apenas
b)      II e III, apenas
c)       III, apenas
d)      II, apenas
e)      I, II e III.

2) Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
a)      Apenas indivíduos Aa;
b)      Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
c)       Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
d)       Individuos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

3) (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a)      100% vv, verdes;
b)      100% VV, amarelas;
c)       50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d)      25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
e)      25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

4) (UFMG) Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:
Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.
a)      2n, 20, 02, 2n, 20.
b)      Diploide, 10, 04, haploides, 05.
c)       Diploide, 46, 04, haploides, 23.
d)      n, 10, 02, 2n, 05.
e)      Haploide, 05, 04, n, 20.
f)       2n, 30, 04, n, 15.

5) De acordo com a primeira lei de Mendel confira as afirmações abaixo e marque a que apresentar informações incorretas.
a)      Em cada espécie de ser vivo o número de cromossomos é constante, e isso ocorre porque na formação dos gametas esse número é reduzido à metade e depois, na fecundação, restabelece-se o número inicial.
b)      Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro.
c)       Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo hibrido).
d)      Um mesmo caráter pode apresentar duas ou mais variáveis, e a variável de cada caráter é denominada fenótipo.
e)      O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada gene em particular.

6) Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom.  Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.
a)      Aa, aa, aa.
b)      AA, aa, aa.
c)       aa, AA, aa.
d)      Aa, Aa, AA.
e)      Aa, AA, Aa.

Respostas: 
1) B  ; 2) D;    3) C ;     4) C ;     5) C ;   6) D

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