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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Funções Inorgânicas: àcidos e Bases (NEJA) - Nomenclatura e atividades - veja nas aulas do 9º Ano)



                                             
                               

                                            Funções Inorgânicas: Ácidos e Bases
                                             


               
Motivação: Música “Ácidos e bases”
Objetivo: Facilitar a compreensão dos conceitos de ácidos e bases.
Procedimento: Entregar a cada aluno, a letra da música e depois, com auxílio de um aparelho de som, colocar a música ou o vídeo para que todos possam cantar juntos. No final, fazer algumas perguntas como questionamento sobre os ácidos e bases, para verificar se eles assimilaram alguns conceitos da música.

http://www.youtube.com/watch?v=AuQW7_If1pE  (Outra música sobre o mesmo assunto)

  Ácidos e Bases (Música)

(refrão)
Ácidos e bases possuem
Propriedades diferentes
Ácido tem sabor azedo
E base é adstringente

Mas tome muito cuidado
Não prove, é um perigo
Pois muitos desses compostos
Tem alto poder corrosivo

Ácidos na água ionizam
Liberando cátion H+
E reagem com as bases
Produzindo vários sais
(refrão)

Ácido mais base produzem
Sal mais água na reação
E que é reconhecida
Como neutralização

Bases dissociam na água
Liberando OH-
E que reagem com Ácido
Isso nós já sabemos
(refrão)

Bases são compostos iônicos
Ácidos são covalentes
Confirmando desse modo
O quanto são diferentes

Ambos compostos porém,
Sempre produzirão
A tal da corrente elétrica
Se estiverem em solução.

Questionamento:

1) Cite uma propriedade do ácido e da base, que foi citada na música?
     R:

2) O que os ácidos fazem ao entrar em contato com a água? E o que eles liberam?
     R:      
?
     R:
3) Ao adicionarmos ácido em uma base, ela produz “Sal” mais água. Como se chama esse processo?
 R:

4) As bases quando em presença de água, se dissociam e liberam o quê?
     R:
5) As bases são compostos iônicos. E os ácidos?
     R: 

                              
           
   

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