Comente.

sábado, 22 de setembro de 2012

Efeito Tyndall

Efeito Tyndall

O efeito Tyndall foi descoberto em 1766, por John Tyndall. O pesquisador fazia experimento quando percebeu o espalhamento de um feixe de luz num meio contendo partículas em suspensão: uma sala empoeirada onde um feixe de luz que entrava pela janela se tornava visível. 
O efeito Tyndall nos permite ver o laser.

Verificamos, acima, uma forma de identificar soluções (misturas homogêneas) e colóides. No recipiente 2 (colóide) o efeito Tyndall se manifesta, pois as partículas dispersas são grandes o suficiente para dispersar a luz do laser. As partículas dispersas no colóide movimentam-se aleatoriamente, característico do movimento browniano.


Soluções: misturas homogêneas formadas por partículas pequenas referentes a íons, átomos ou moléculas. A luz incidente atravessa esta solução sem ser visível. 

Colóides (suspensões coloidais): se referem à mistura de partículas maiores, grandes o suficiente para serem vistas a olho nu. Os colóides se apresentam translúcidos. Quando o laser atravessa uma solução coloidal, ele é refletido pelas partículas em suspensão, o que nos permite visualizar o feixe de luz. 

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/C1ZCttgadzg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>



Nenhum comentário:

Postar um comentário