Comente.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Como surgem as cores:

Como surgem as cores?


Quando um objeto emite cor branca? Quando um objeto emite cor preta?
Quando um objeto emite cor verde?
Essas perguntas parecem bobas, porém, tente responde-las neste momento mentalmente. Eu sei, ficou difícil de explicar não é? Vou te ajudar!
A luz é uma fonte de energia, podendo se dizer que a luz proveniente do Sol é a maior fonte de energia que temos tanto em forma de energia luminosa, quanto em forma de energia térmica. Mas, e quanto as cores?
O fato de enxergamos um objeto significa que nele encontra-se um feixe de luz, tal que o faça visível aos nossos olhos. Um fato muito importante de ser fixado no nosso conhecimento é que, só enxergamos o objeto porque o mesmo recebe luz proveniente de uma fonte luminosa, diferente da nossa concepção de que o objeto tem luz própria.
                                                          
                                         
Visto que os raios de luz incidentes no objeto são provenientes de uma fonte de luz, a mesma, possui diversas cores que a compõe, ou seja, os raios incidentes possuem todas as cores que possamos imaginar. Acontece que cada objeto reage de uma maneira a esse feixe de luz, de forma a receber a maioria das cores e refletir (não absorve) uma única cor. Essa cor não absorvida é a cor que vemos o objeto!
Isso quer dizer que quando vemos um carro verde, o mesmo absorveu todas as cores e refletiu a tonalidade verde do carro, com isso vemos apenas a cor verde e dizemos que este veículo possui essa coloração.
Mas para a cor preta e branca, temos um pequeno acréscimo a esse conceito. Se você experimentar juntar toas as cores de tinta que possuir, no máximo de tonalidades possíveis e de mesma quantidade para cada, perceberá que a cor se aproxima do branco. Logo a cor branca, nada mais é que a mistura de todas as cores. Podemos dizer então, que quando uma camiseta se apresenta aos nossos olhos na coloração branca, é porque a mesma não está absorvendo cor alguma de um feixe de luz, e sim refletindo todas as cores provenientes desta fonte luminosa.
Oposto ao efeito da cor branca, o preto significa, no estudo de ótica, ausência de cor, ou seja, um objeto de cor preta absorveu todas as cores emergentes de uma fonte luminosa e não está refletindo nenhuma cor. Por isso não vemos nada, apenas uma escuridão sem fim.
Agora sim fica mais fácil entender como os objetos se apresentam aos nossos olhos e responder a perguntas como:
“Porque usar roupas pretas no inverno?”
Fácil não é? Não!? Então eu vou dizer! A cor preta, como disse anteriormente, é a ausência de luz, ou seja, ela absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Dessa forma, ela absorve grande quantidade de energia, e uma das mais fáceis formas de dissipar energia é transformando-a em calor. Daí o uso da roupa preta, a mesma fornece mais calor e deixa seu corpo mais quentinho!
Agora pense um pouco: “Qual a cor de roupa, nós devemos usar no verão, para não sentirmos tanto
calor?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário