TÍTULO: O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA:JOGO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA NO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Cruz, W.L. (SEDUC/PA)
RESUMO: Este artigo focaliza uma experiência de elaboração,
construção e aplicação de uma proposta de jogo didático para abordagem
do conteúdo de Distribuição Eletrônica no Ensino de Química, com alunos
da 1ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no Estado do Pará.
Destaca-se também a importância do uso do lúdico no ensino da Química
mostrando o beneficio dessa ferramenta pedagógica: o aluno fica curioso e
motivado e aproxima-se dos conteúdos, além de sanar dúvidas; o
professor sai da rotina e torna a aula mais dinâmica e interessante para
o aluno. O jogo tem mostrado ser muito atrativo e útil para o ensino da
Química e acaba sendo um momento para contextualizar os assuntos da
aula com o cotidiano dos alunos, havendo assim, uma socialização entre
aluno-aluno e professor-aluno.
PALAVRAS CHAVES: Lúdico em química; Jogo; Distribuição Eletrônica
INTRODUÇÃO: A maneira tradicional como a química é abordada nas
escolas contribui bastante para a falta de interesse dos alunos, já que
os conceitos são apresentados de forma puramente teórica e, portanto,
entediante para a maioria deles. A química é vista pelos alunos como
algo que deve ser memorizado e que não se aplica a diferentes aspectos
da vida cotidiana. Os professores clamam por novas estratégias que
chamem a atenção dos alunos e os tirem de uma atitude de descaso em sala
de aula. Esse clamor justifica-se também pela má formação recebida e
pelas péssimas condições de trabalho que muitos mestres enfrentam. Os
jogos vêm sendo uma alternativa simples, viável e que desperta o
interesse nos alunos e ainda motiva-os.
Fialho (2008),faz uma reflexão importante chamando a atenção dos
educadores para a necessidade de não contentarem-se somente com a
inserção das ferramentas inovadoras, a introdução da informática, o uso
de multimídias, a interação via internet, etc., mas que se disponha a
criar novas maneiras de ensinar e conquistar a preciosa atenção dos
alunos.
Este artigo surgiu da necessidade de tornar o ensino de química,
principalmente àqueles conceitos considerados pelos alunos os mais
complicados, mais atrativo e interessante. Dentre esses conceitos
escolheu-se o de Distribuição Eletrônica para ser abordado de forma
lúdica.
De acordo com Soares (2008) o jogo surge como uma alternativa para o
professor, como modo de motivar o aluno para o estudo da química,
tirando-o de uma atitude passiva em sala de aula, facilitando o processo
de ensino-aprendizagem.
Aprender brincando contribui também, para quebrar a formalidade entre
alunos e professores além de socializá-los e fazê-los construir
conjuntamente a aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo, de natureza qualitativa,
desenvolveu-se em duas etapas, sendo a primeira referente a uma pesquisa
bibliográfica sobre o lúdico no ensino da Química e a segunda
correspondendo a meu relato oral, de forma qualitativa, sobre a criação e
aplicação do jogo em 5 turmas da 1ª série do Ensino Médio.Dentre os
erros cometidos pelos alunos nos exercícios destacam-se: extrapolação do
número máximo de elétrons nos subníveis de energia (s,p,d e f);
subníveis fora da ordem crescente de energia; redução ou aumento no
número de elétrons a ser distribuídos; e subníveis menos energético
incompletos.
Pensando nessas dificuldades de aprendizagem elaborei um jogo didático
para auxiliar no ensino de configuração eletrônica.O jogo consiste de um
primeiro conjunto de 118 cartas contendo o símbolo, o número atômico, a
massa atômica, o período, a família e o grupo a que pertencem os atuais
118 elementos químicos.
O segundo conjunto de peças do jogo é formado por 19 latas de leite em
pó devidamente rotuladas com os 19 subníveis que formam o Diagrama de
Linus Pauling, por 118 esferas de plástico de uma mesma cor e tamanho
para representar os elétrons.
s materiais utilizados na construção das cartas foram: papel cartão para
imprimir as cartas, plástico transparente (papel contact) para
plastificar as cartas, tesoura, computador e impressora.
Os materiais utilizados na construção dos subníveis foram: 19 latas de
leite em pó (o ideal é utilizar recipientes de plástico), folha de papel
A4 para imprimir os novos rótulos das latas, emborrachado EVA para
fazer bases circulares para o fundo das latas, plástico transparente
(papel contact) para plastificar as latas, tesoura, computador e
impressora.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Primeiramente o conteúdo Distribuição
Eletrônica foi introduzido em aulas expositivas com auxílio do livro
didático, que os alunos receberam no início do ano letivo, e resolução
de exercícios. No dia da realização do jogo em todas as turmas
separadamente observou-se a surpresa e a curiosidade dos discentes
quando viam toda aquela parafernália e ficavam se perguntando como seria
o jogo. Nas classes foram formados cinco grupos com no máximo seis
alunos e repassadas as regras do jogo. Misturou-setodos os subníveis no
piso da sala e foi realizada a demonstração da montagem do diagrama. Em
seguida explicou-se o significado das esferas e sua utilização no jogo.
Notou-se que alguns alunos estranharam e oferecem certa resistência em
executar o jogo. Talvez pelo fato de pouco ou nunca terem participado de
jogos didáticos explique tal comportamento.
De modo geral só foi possível realizar duas rodadas de sorteio e
configuração dos elétrons dos elementos em função do tempo disponível.
Vários alunos pediam que o jogocontinuasse, tamanha era o envolvimento e
a empolgação das equipes. Os discentes perceberam que além de contarem
com a sorte precisavam de estratégias eficientes para assumir a
liderança na pontuação. Não queriam sortear um número atômico muito alto
nem muito baixo. Pois, valores acima de 50 já aumentavam a
possibilidade de erro e valores menores que 10 representavam facilidade,
porém, pouca pontuação.
Os erros cometidos no jogo estavam relacionados apenas com a ordem dos
subníveis, porém, sempre procurou-se mostrar o porquê da falha e como
seria a sequência correta.
Após a aplicação dos jogos notou-se que as dificuldades dos alunos com a
matéria foram minimizadas por alguns e sanadas por outros, efetivando a
aprendizagem e o interesse pela Química.
CARTA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
modelo de carta contendo o símbolo, número atômico, massa, período, família e grupo do elemento químico
Modelo do Diagrama de Linus Pauling
CONCLUSÕES: Conclui-se que o jogo desenvolvido e aplicado juntos
aos alunos da 1ª série do ensino médio foi importantíssimo na
consolidação da aprendizagem do conteúdo de Configuração Eletrônica.
Certamente a maioria dos alunos levarão consigo aquele momento de
aprendizagem lúdica e terão um maior interesse pela Química.
As atividades lúdicas não levam apenas à memorização do assunto
abordado, mas induzem o aluno à reflexão. Além disso, essas práticas
aumentam a motivação dos alunos perante as aulas de Química, pois o
lúdico é integrador de várias dimensões do universo do aluno.
AGRADECIMENTOS:
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